<body>

Adeus à Selena: June 2005



Saturday, June 04, 2005

Um dia triste ( A Sad Day)



Olá turma. Dia 31 de março fez exatamente 10 anos que Selena se foi. É uma data triste, sem dúvida, mas devemos nos lembrar nesse momento do legado maravilhoso que ela nos deixou: sua perseverança, sua alegria de viver e principalmente o fruto de seu trabalho, ou seja, suas lindas e emocionantes canções. Nós fãs brasileiros, estaremos sempre divulgando e aplaudindo essa maravilhosa cantora que sempre brilhará.
Este blogger é dedicado a memória de Selena Quintanilla Pérez

Aqui você irá ler reportagens sobre como Selena conheceu sua assassina e sobre o dia fatídico de sua morte , inclusive o depoimento do médico que atendeu Selena no hospital.
ps: Selena funeral - sua última foto tirada pela impressa.
o semblante dela estava tão sereno
clique na foto para ampliá-la



We miss you Selena, Te extrañamos Selena
No dia 31/03/06 faz 11 anos que Selena se foi. Apesar da data ser muuuito triste, vamos nos lembrar do seu sorriso e de sua alegria de viver!!!!
Isso é o que importa!
Que Viva la reina!!!

Artigo

Este artigo em espanhol é muito triste, porque mostra o sofrimento pelo qual a família da Sel passa
Besitos
Quel



Después de Selena (Depois de Selena)
Damarys Ocaña, Latina
Fonte: Univisión
Tradução:Raquel (euzinha)



Já se passaram dez anos desde a morte de Selena, no entanto seu pai chora no banho quando pensa que ninguém o escuta. A mãe de Selena quase não sai de casa e seus irmãos não se acostumaram com a idéia de viver sem sua irmazinha. Em uma entrevista exclusiva, a primeira como família em uma década, os Quintanillas revelam detalhes sobre a vida de Selena e falam como estão curando seus corações feridos


Preservando sua memória

Abraham Quintanilla já viu sua filha na tela da tv inúmeras vezes, mas em uma fria tarde em Corpus Christi, Texas, sentado no estúdio de gravação onde sua filha caçula lançou sua careira lendária, o video ao qual assiste capta um lado de Selena que poucos viram
Sentada na cama de um hotel, sem maquiagem, com seu cabelo comprido caído sobre os ombros, Selena fala para câmera e envia uma mensagem a sua banda, Los Dinos: "Esta sou eu de verdade. Este é meu cabelo verdadeiro que sai de minha cabeça" dice brincando.
Embora Abraham continue sendo aquela igura imponente de sempre, seus olhos refletem a mescla de tragédia e tristeza, orgulho e dor que tanto ele como o resto da familia carregam desde que Yolanda Saldívar assassinou Selena com um tiro em 31 de mrço de 1995. "Às vezes me esqueço que Selena não está conosco. Parece que continua viva, ele diz"
E de certa maneira ela está. Desde a sua morte os Quintanillas dedicam-se a preservar a memória de Selena, não apenas com gravações póstumas, como um DVD de seu último concerto e com a criação de uma Indústria com seu nome. Também foi feito um filme sobre a vida de Selena que Abraham produziu em 1997, há três bonecas tipo barbie, o museu que recebe mais de 14.000 visitante por ano e a fundação Selena que tem doado milhares de dólares a obras de caridade e escolas.
Todos esses acontecimentos fazem com que Selena continue sendo uma das mais brilhantes estrelas da música tejana. Para honrar esse legado a familia apresentou um show com o Grupo Los Dinos e diversos cantores que foi transmitido pela Univision

A vida sem Selena

Ao contrário da imagem pública e desvelada de Selena, a família tem-se mantido, até agora, relutante quanto ao efeito da morte de Selena em suas vida pessoais. Abraãm, de 66 anos, sua esposa Marcella de de 60, e Suzette de 37 e A.B. de 41. Não só tiveram que lidar com a dor profunda de perder a um ente querido, mas também tiveram de lutar para reconstruir suas vidas e suas carreiras e redefinir a relação de família. "É difícil de encontrar a Suzette, eu, meu pai e minha mãe par jantarmos", AB conta., "porque a primeira coisa que anotamos é que falta um de nós".

A estas alturas a história de como os Quintanillas construíram suas vida em torno da música, com Selena como eixo, é lendária. " Gostávamos muito de estar juntos. Era como estar de férias todas as semanas"Disse Abraham, sobre os anos que saíam em excursão para tocar em resaturantes, aniversários, feiras e rodeios.

Durante a década de 80, Selena e Los Dinos dominou os premios da música tejana, e em 1989, a gravadora EMI Latin os contratou. Cinco anos mais tarde, Selena ganhava um Grammy por seu álbum Selena Live e os críticos a viam como a nova Gloria Estefan, una super estrela latina a um passo do sucesso no mundo todo. Um dia antes de sua muerte, Selena o confessou à familia que ela e seu esposo, guitarrista da banda, Chris Pérez, haviam decidido ter um filho.
As recordações mais tangíveis de Selena estão no armário em um cômodo da casa de Abraham e Marcella. Pela primera vez eles permitiram a um estranho ver os cabides cheios de calça, caixas de sapatos identificados e próprio punho por Selena, blusas coloridas que ainda mantem uma fragrância leve de Boucheron, o perfume favorito de Selena. è nesse lugar onde Marcella acha consolo nos dias difíceis. Além do mais há várias fotos de Selena na nova casa da familia em Copus Christi, até mesmo na cozinha. O armário de Marcella é todo forrado com fotos de sua filha. "Necessito vê-la", diz.

Abraão combate o seu luto com trabalho. Além de representar os interesses de Selena, ele tem uma companhia de talento, Q-PRODUÇÕES. Mas chora no banho pela amanhã. " Ele acredita que nã ouvimos, diz Marcella. Abraham é testemunha de Jeová e ele diz que sua fé em Deus ajudou a ter nova perspectiva, mesmo em relação à Saldívar de Yolanda. " Ela arruinou nossas vidas", diz, "mas não a odeio".

A.B. O Quintanilla, que sofreu de depressão e alcoolismo depois da morte de Selena, decidiu que para ele era mais saudável manter uma distância, de Corpus Christi, da música de texana, mesmo da família. "Os danos emotivos que mamãe e Papai sofreram foram inimagináveis", diz. AB., que fundou o grupo Los Kumbia Kings, os Reis da Kumbia, e assinou contrato EMI latina.

Suzette mantem uma foto do casamento de sua irmã que nunca foi publicada. "Selena sempre quis que seu casamento fosse privado", diz. Suzette também continua administrando a butique Selena Etc, e toma as rédeas de Q-PRODUÇÕES. Diz que agora que é mãe tem dias melhores .

Outros momentos bons são quando sua filha de 4 anos, que não conheceu a tia, entra no museu de Selena e diz "¡Ai diz, Mamãe olha a Selena,! Selena!" Diz Suzette: "Assim é como eu sei que mantemos viva sua memória".


Última imagem que aparece no filme : Selena

Thursday, June 02, 2005

"Voe, voe, preciosa"



Read the lyric in English

Voe além do imaginável
(...)
Sobre o vendo do amor do céu
Além dos planetas e das estrelas
Deixe esse solitário mundo nosso
Escape da tristeza e da dor
E voe novamente
Voe, voe, preciosa
Sua jornada sem fim começou
Leve sua meiga felicidade
Bela demais para este lugar
Atravesse para a outra margem
Haverá paz para todo o sempre
Mas guarde essa lembrança agridoce
Até que nos encontremos
Voe, voe, não tema
Não perca um suspiro, não derrame uma lágrima
Seu coração é puro, sua alma é livre
Acima do universo você vai se elevar
Além das mãos do tempo
A lua se levantará, o sol vai se pôr
Mas eu não esquecerei

(...)
Voe para onde apenas os anjos cantam
Voe para longe, a hora é esta
Vá agora, encontre a luz

" trechos da música Fly cantada por Celine Dion"


By Quel

10 anos sem Selena

Houston Chronicle - todos os Direitos Reservados
READ IN ENGLISH
Tradução Raquel Alencar
Há 10 anos Selena deixava esse mundo de uma forma trágica e inesperada, Selena não apareceu no estúdio da Q Produções aquela manhã do dia 31 de março de 1995. Não era incomum ela chegar atrasada. Atrasar-se era parte de seu charme. Mas naquela manhã de sexta-feira era surpreendente que Selena não tivesse, pelo menos, telefonado. Às 10h manhã, ela tinha um compromisso com seu irmão mais velho , A.B., e irmã, Suzette, para ajustar os vocais numa fita demonstrativa de uma canção nova, que A.B. havia escrito. Selena também estava no meio da gravação de seu tão esperado álbum em inglês. O álbum estava sendo feito devagar por causa da agenda de Selena, sempre cheia de compromissos. Já passava das 11h da manhã e não havia nenhum sinal de Selena. Então, A.B. telefonou para Christopher Perez, o marido da Sel, e este afirmou que ela tinha deixado a casa às 9h, enquanto ele ainda estava na cama. Chris não soube dizer onde ela tinha ido, mas tinha um palpite que tinha algo a ver com Yolanda Saldivar, a ex-presidente do fã-clube de Selena. Abraham e A.B. foram almoçar. Assim que eles retornaram ao escritório o telefone tocou. A cunhada de Abraham gritou que Selena tinha sofrido um acidente. O Abraham correu para a emergência do hospital. No hospital, Abraham soube que não tinha havido nenhum acidente. Selena tinha levado um tiro pelas costas e tinha chegado ao hospital sem vida. Um médico disse ao pai dela que estavam tentando trazê-la de volta à vida e tinham feito uma transfusão de sangue. Abraham sendo Testemunha de Jeová, imediatamente reagiu à transfusão. " Não! Ela não ia querer isto, " ele gritou. Só então, se deram conta das últimas palavras do doutor. Selena estava morta. Para crianças que cresceram nos bairros como La Molina, onde vivia a classe operária em Corpus Christi, onde os Quintanillas viveram, Selena era a rainha do povo, uma artista próspera que nunca perdeu contato com suas raízes e tradições. Mas para, Abraham, ela ainda era a sua pequena menina. A menina que ficava a pular na cama dele, enquanto ele tocava seu velho violão e cantava as canções do estilo mexicano de que tanto gostava. A sua menina linda tinha partido. A família de Quintanilla não estava só em seu pesar. A violenta morte de Selena, em março 31 se espalhou além de Corpo Christi. A Primeira reação dos fãs foi de não acreditar, depois passaram a homenagear Selena com muita adoração. Começaram as manifestações de carinho nas ruas: "Nós a amamos, Selena "!


Este cartaz improvisado foi escrito por fãs e colocado na cerca da casa de Selena





Chris Perez e Marcella choram a morte de sua querida Selena

YOLANDA ENTRA NA VIDA DE SELENA


Direitos reservados 1995 Houston Chronicle/ Foto: Associated Press,
tradução de Raquel Alencar
Aproximadamente há cinco anos atrás (1990), pouco antes da carreira de Selena se tornar bastante intensa, Abraham começou a receber ligações de San Antonio, Texas de uma mulher chamada Yolanda Saldivar.



Esta lhe disse que estava interessada em fundar um fã clube em homenagem à Selena. No começo Abraham a ignorou. Depois, devido a persistência de Yolanda, resolveu ceder pensando na publicidade que isso traria para Selena. Saldivar que trabalhava como enfermeira de pacientes tuberculosos em San Antonio no Chest Hospital, tornou-se fã numero 1 de Selena. Embora tivesse 30 anos gritava como uma adolescente nos shows de Selena. Ela transformou sua casa num verdadeiro culto à Selena com fotos de todo tamanho. Saldivar tinha permissão para entrar no ônibus da banda sempre que esta se apresentava em San Antonio. Mas Selena começou a ter um contato maior com sua futura assassina, depois de tê-la contratado como gerente de suas butiques localizadas em Corpus Christi e em San Antonio, Texas. "Yolanda já era presidente do fã clube por quatro anos, então concordei com a contratação dela" Disse o pai de Sel. O que a família não sabia era que, no começo dos anos 80, Yolanda tinha sido acusada pelo seu então patrão, um médico, de lhe furtar $9.000. Contudo, o caso não chegou a ir aos tribunais devido a um acordo. Selena não percebia a obsessão de Saldivar por ela. Quando Selena adorou o anel em formato de ovo faberge que Yolanda lhe dera, Abraham alertou a filha sobre o verdadeiro significado daquele presente. Ele estava preocupado com a aproximação de Yolanda. Contudo Selena retrucava dizendo: "Oh, papai , deixa disso! Todo mundo que se aproxima de mim é estranho para o senhor."



Foto: Paul S. Howell.

Image hosted by Photobucket.com

Foto ampliada do anel

Até os funcionários da boutique reclamavam de Yolanda. Diziam que ela era muito manipuladora e era incompetente para administrar a loja. Entretanto, Selena relutava em acreditar que por trás daquela fã tão dedicada existisse algum outro interesse obscuro que não fosse somente carinho. Em fevereiro de 1995 os problemas envolvendo Yolanda e o fã-clube, começaram. As pessoas reclamavam que não tinham recebido o material do fã clube apesar de terem pagado por ele. Então, a família Quintanilla resolveu chamar a atenção de Yolanda que além de presidir o fã clube, também gerenciava a Boutique de Selena. A família notou que começava a sumir dinheiro da boutique. No começo de março do ano de 1995. Selena demitiu Yolanda. Contudo apesar da demissão, Yolanda ainda devia explicações porque alguns documentos estavam desaparecidos. No dia 30 de março Selena foi ao encontro de Yolanda que se encontrava hospedada num motel, a fim de pegar esses papeis que faltavam. Ao chegar em casa Selena se deu conta de que ainda estavam sumidos importantes documentos e, na manhã de 31 de março retornou ao motel. As 11:47 da manhã do daquele dia depois de uma forte discussão entre as duas, Yolanda atirou em Selena. Segundo depoimentos de empregados do motel, onde o fato ocorreu, Selena sangrando muito chegou até a recepção do motel e disse .. ."Tranquem as portas ela vai atirar em mim de novo" Disse Shawna Vela recepcionista do motel. "Ela gritava 'socorro. socorro' .Eu levei um tiro.' "Selena estava com a mão no peito" Afirmou Rosalinda Gonzalez, uma assistente da gerência do motel. " Selena foi caindo devagar e logo se formou uma poça de sangue"

Selena queria ver só o lado bom nas pessoas



Selena e sua mãe Marcella
Houston Chronicle: todos os direitos reservados
tradução Raquel Alencar
" Selena tinha a mesma personalidade de minha esposa, " Abraham diz. " Se eu vejo uma discrepância, então eu fico alerta. Mas Selena poderia ver 20 discrepâncias e então, quando acontecia algo realmente grave, Selena dizia - Bom, talvez as pessoas furtem por precisarem mais de dinheiro do que eu." Em março, Abraham tinha acusado Saldivar de desviar dinheiro do fã clube e das boutiques. A família tinha achado quatro cheques incluindo um de $3.000, que ela tinha escrito em seu nome e tirado da conta do fã clube. " Se você alguma vez viu um animal coagido você saberá como ele reagirá , " Abraham diz. Abraham não tinha noção de que depois daquela confrontação entre eles e Yolanda, ela compraria um revólver calibre 38 em San Antonio. " Eu sei que Selena tinha tomado a decisão de deixar Yolanda ir, " diz o Manolo González. " Mas por causa da natureza dela, ela queria fazer as coisa de uma maneira fácil. Ela queria afastar Yolanda dos negócios mas não queria perder sal amizade. " Eu acho que Selena via em Yolanda uma pessoa dedicada, alguém em que ela poderia confiar. Selena era uma pessoa que confiava muito nos outros". Em março (1995), Selena enviou Saldivar a Monterrey, México onde ela estava planejando abrir uma boutique nova. Saldivar foi avisada que quando ela voltasse ela deveria fornecer as declarações de banco e outros documentos que poderiam estabelecer a sua inocência. Ao retornar, Saldivar ligou para Selena e disse que tinhaM lhe roubado o carro e ela tinha sido seqüestrada e estuprada. Ela parecia histérica ao telefone. Selena sentia que Saldivar estava protelando. Mesmo assim a cantora tinha esperança de que seu pai tivesse se enganado sobre Saldivar. Selena insistiu que Saldivar fosse ao médico quando ela voltasse a Corpus Christi. Na quinta-feira à, 30 de março, Saldivar ligou novamente para Selena do Motel Days In, que não ficava muito longe da Q Produções (escritório e estúdio da família Quintanilla). Mas quando Chris e Selena chegaram ao motel, Saldivar não forneceu os documentos que Selena esperava receber e também não foi ao hospital. Aproximadamente meia-noite, Saldivar liga novamente para Selena dizendo que estava sangrando por causa do estupro. Ela pediu que Selena voltasse ao motel, mas o Chris persuadiu a esposa para lidar de manhã com isto. Selena partiu cedo na sexta-feira para se encontrar com sua algoz .

SOBRE O CRIME

Não houve nenhuma testemunha do que exatamente aconteceu quando elas voltaram ao hotel. Presumivelmente, Selena resolveu despedir Saldivar. Uma empregada que limpava um quarto de hotel escada acima falou para a polícia que ouviu gritos. Então ela ouviu o tiro. Ela olhou da janela e viu duas mulheres que corriam pela piscina. A pessoa estava gritando pedindo por ajuda e estava apertando o tórax. A outra mulher tinha uma arma na mão direita dela. Selena chegou ao salão de entrada do hotel onde o balconista fechou a porta e chamou uma ambulância. Ela estava sangrando em profusão por causa do ferimento nas suas costas.





Uma testemunha perguntou quem tinha atirado e Selena disse " Yolanda, " . Na mão de Selena estava o anel de amizade que Saldivar tinha lhe dado. Ela nunca teve a chance de devolvê-lo. " A Bíblia diz que vingança pertence a Jeová, " Abraham diz. " Está agora " nas mãos de Deus. Enquanto fala, Abraham é cercado por uma dúzia de turistas que vieram visitar o estúdio em Corpus Christi onde Selena cantava. Como peregrinos em uma missão, eles fizeram o percurso passando pelo hotel indo para boutique até chegarem ao cemitério onde Selena se encontrava. Eles assinam os nomes na parede e deixam flores no sepulcro. Muitos usavam Camisetas de Selena e bonés comprados de camelôs que tentavam lucrar com a tragédia. Depois de duas semanas do ocorrido, os fãs continuavam a visitar o local do crime. Abraham, o chefe da família e porta-voz, estava exausto e esgotado emocionalmente. Ele pedia para os turistas que não tirassem fotos deles. Mas ele não podia mandá-los embora. Eu sei que se eles vieram de longe para então para prestar homenagens, eles amaram Selena. Eles estão tristes, como eu estou. Uma senhora me falou que ocorreu algo parecido com a filha dela. Eu fiquei muito tocado. As pessoas se sentiam próximas de Selena". Na noite seguinte, em o seria sido o 24º aniversário de Selena(16 de abril), 3.000 pessoas se reuniram na Páscoa e prestaram uma homenagem a menina do bairro Molina com buquês de rosas brancas enormes. Fãs católicos celebraram uma missa em tributo à Selena. Monsenhor Michael Heras de Nossa Senhora de Saúde Perpétua da Igreja católica pergunta no sermão dele " É uma coincidência que nós celebramos o aniversário de Selena no mesmo dia que nós celebramos a vitória de Jesus sobre a morte . Eu penso que não. A Morte foi vencida. Isso é do que esse dia trata. Sempre! As últimas palavras de Cristo eram, pai, os perdoe, porque eles não sabem o que fazem. " O momento mais comovente da cerimônia veio quando um grupo de crianças soltam 24 pombos, representando cada ano da vida de Selena, celebrar o retorno dela para os anjos.
Dereitos Reservados 1995 Houston Chronicle/ Foto: D. Fahleson.

última parte

Houston chronicle todos os direitos reservados
tradução Raquel Alencar
Segundo o vice presidente da Emi latina, Manolo González que o jeito bondoso de Selena a levou à sua morte. " Ela ficou na mira do fogo(Saldivar) pessoalmente, " ele diz. " Ninguém faz isso neste negócio. Eu quero dizer, Selena era uma artista que gerava vários milhões de dólares por ano, e ela fazia as compras sozinha. O pai dela continuava lhe dizendo para ter cuidado. Ela dizia Pai, as pessoas não são assim ruins. Abraham diz que ele desejaria ter despedido Saldivar mais cedo. Mas ele não imaginava que ela seria capaz de tal violência. Ele se culpa por ter colocado Selena em uma posição onde ela poderia se tornar uma vítima a empurrando para uma carreira musical em primeiro lugar. " Eu penso se eu não tivesse feito isso Se não tivesse deixado a religião para segundo plano' Ela teria sido criada como uma serva de Deus ". A tragédia reuniu a família e fez com que nós nos voltássemos para nossas crenças religiosas Rudy Trevino, o produtor da Música de Tejano, diz " Nós continuamos com nossa vida, você sabe. Em nossos dias temos pressa buscando nosso modo de ganhar a vida e nos esquecemos de nossas necessidades espirituais. Eu não tenho nenhuma dúvida que nós veremos Selena novamente, quando ela virá com a ressurreição ". Enquanto isso, tenho uma carreira para administrar. É uma ironia triste que a morte de Selena tenha enfocado atenção da mídia para a música Tejana . " Desta morte horrível, trágica, sempre haverá alguém querendo saber que estilo de música é esse. " Selena era a artista mais importante da musica tejana, até mesmo antes da morte dela. Ela abriu mais portas que qualquer um . Behar a morte de Selena causou sérias mudanças no mercado latino de música. Lojas antes das que nunca levaram a serio a música latina estão provendo os álbuns de Selena agora. Outro Tejano artistas irão se beneficiar com isso. Selena será uma super-estrela, Behar diz. O último capítulo desta história ainda não foi escrito. Enquanto Selena estava orgulhosa da cultura hispânica e herança, ela estava orgulhosa coma possibilidade de atrair a uma audiência mais ampla cantando em inglês. Ela tinha completado cinco faixas para o álbum novo. O álbum sinalizou um som novo para Selena. Ela estava sendo preparada com a diva, comparável a Janet Jackson ou Mariah Carey, mas com um toque latino. I could fall in love Eu poderia Me apaixonar é projetado como o primeiro single doo álbum novo, que será lançado em julho. O lançamento póstumo também incluirá remix de Ab das músicas Bidi Bidi Bom Bom, Como La Flor, Tecno Cumbia e Amor Prohibido, como também dois previamente não lançados caracterizando Selena que canta com uma faixa de mariachi mexicana. EMI está negociando para os direitos a um dueto Selena registrou com David Byrne que permaneceu na trilha sonora de Don Juan DeMarco . Isso era ela sonho maior, dela ampliar cada vez mais seu público americano " Abraham diz. " Porque ela nasceu aqui. Ela era uma americana ". Mas para ele, Selena a super-estrela, será sempre aquela menina nervosa detrás de microfone que cantou pela primeira vez no restaurante da família lake Jackson. Ele recorda que. Toda vez eu a via, a primeira coisa que ela fazia era me abraçar e me beijar, Ele diz comos olhos cheios d'água. Quando estou em casa levo os vídeos e fitas. Às vezes ela me faz rir. Para os outros, minhas crianças e esposa e Chris, é muito doloroso. Eles vêem o vídeo e começam a chorar. Para mim, é confortante. Eu me acalmo. É como ela estivesse viva entre nós."

NÃO HAVIA NADA A FAZER PARA SALVAR SELENA


Image hosted by Photobucket.com
Retirado do artigo de PATTY REINERT
Direitos reservados 1995, Crônica de Houston,
Tradução: Raquel Alencar
Segundo o Dr. Louis Elkins cardiologista que operou Selena Quintanilla Pérez: os esforços heróicos para salvá-la foram, desde o princípio, inúteis, pois ela já estava morta quando chegou ao hospital de Corpus Christi. O cirurgião ainda ressaltou que se tivesse sido o doutor que primeiro a atendeu no hospital,não teria sequer iniciado a operação porque não havia nada a fazer. Contudo, devido ao outro médico que a atendera na emergência, ter decidido reavivá-la, Elkins sentiu-se obrigado a continuar com a cirurgia. (...) No julgamento Elkins testemunhou que quando chegou à sala de emergência na manhã quinta-feira(31/03/95), outro doutor já tinha aberto o tórax da Selena e estava massageando com as próprias mãos o coração, tentando reanimá-lo. Elkins afirmou que não havia evidência de funções neurológicas. Não havia sangue irrigando o cérebro. As pupilas estavam fixas e dilatadas. Selena estava sem respirar, sua pressão e pulsação era zero, ou seja, estava sem os sinais vitais(...)O pulmão de direito da cantante também tinha sido penetrado pela bala, e sua clavícula foi destruída. Uma artéria do tamanho de um lápis que sai do coração, tinha sido partida em duas, pela bala do revólver de calibre 38. " Selena tinha perdido quase todos seu sangue, não havia mais sangue no seu sistema circulatório.(...) Foi um desastre, na minha opinião era inútil continuar, afirmou o cirurgião. Durante o julgamento os advogados de defensa indagaram a Elkins se o pai de selena, Abraham Quintanilla Jr. teria insistido que não fosse feita transfusão de sangue para sua filha devido às suas convicções religiosas por ser testemunha de Jehová. O cirurgião disse que desconhecia o pedido de Quintanilla e que apesar de respeitar a fé deles, mesmo que tivesse conhecimento dessa proibição teria continuado com as transfusões. Contudo, nem a maior quantidade de sangue traria Selena de volta a vida. O médico legista Lloyd White que fez a autópsia do corpo de Selena, um dia depois de sua morte, concordou com as afrimações Elkins, ou seja, a cantante simplesmente sangrou a morte ". White pronunciou a morte como homicídio doloso, ou seja, intencional. " Eu estou bem seguro de que arma foi intencionalmente disparada... Se a intenção de quem atirou era matar, eu não sei." Afirmou o legista. A tese exposta pelos advogados de Yolanda Saldivar consistia em alegar que o disparo foi acidental. Quando a Patricia Saum, uma das advogadas de defesa, perguntou ao perito se os mecanismos de segurança da arma poderiam ter falhado, tendo em vista que Yolanda estava balançando a arma de um lado pro outro muito nervosa e acidentalmente a arma disparou; McKinstry foi enfático ao dizer; "O único modo de uma pessoa atirar, é apertar o gatilho deliberadamente testemunhou.(...) Se você está com arma na mão apertando a arma está apertando o gatilho. Enquanto Lloyd White mostrava ao júri várias fotografias da autópsia do corpo de Selena uma jurada não conteve a emoção e começou a chorar, interrompendo os procedimentosenquanto lhe era dado um lenço. Revolver que matou Selena foi destruído Então vela perguntou quem tinha atirado e Selena lhe disse "Yolanda do quarto 158." No mesmo ano o julgamento de Yolanda começou. A imprensa deu destaque ao caso que foi noticiado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. (JORNAL NACIONAL) Fãs de Selena lotavam a frente do Tribunal protestando contra Yolanda com cartazes. Em outubro de 1995, Yolanda foi condenada a prisão perpétua pelo assassinato de Selena.